segunda-feira, 18 de julho de 2011

DÁ LICENÇA, EU SOU SINESTÉSICA!


         Não sei se você sabe o que significa uma pessoa sinestésica, mas antes de explicar, quero dizer que eu sou! No último e no mais alto grau.
        
         Vamos à definição:

SINESTESIA:
s. f.
1. Produção de duas ou mais sensações sob a influência de uma só impressão.

O Sinestésico tem a ver com aquele que é “sensorial”, ou seja, é capaz de fundir ou misturar diferentes sentidos, por exemplo, conseguem ouvir (audição) um movimento visual (visão) ou sentir cheiro (olfato) ou gosto (paladar) de uma imagem visual (visão) ou visualizar (visão) ao ouvir (audição) uma música.
         Pois é. Eu sou (louca) assim mesmo! Eu sinto o cheiro de um determinado momento quando vejo uma foto. Música e ar condicionado no carro ao mesmo tempo me deixam confusa. Eu tenho sensações intensas quando vejo algumas imagens (medo, alegria, saudade, frio, nojo e ETC!). Quando ouço algumas músicas viajo, choro, quero correr, gritar, beijar, socar e ETC! :-)

         Sou sinestésica desde que me entendo por gente, mas só há um tempo descobri o que era de fato e comecei a entender porque eu sou assim: tão “à flor da pele”.

         Descobri que não sei amar mais ou menos, que não sei ser meio amiga, que não sei ser meio verdadeira, que não sei esconder uma gargalhada ou ser discreta quando tudo é tão aberto dentro de mim. Descobri que as coisas todas passam por todos os meus sentidos e que sou uma avalanche de percepções. E eu ADORO ser assim. Confesso que às vezes fico até confusa, mas ADORO!

         Semana passada, ao realizar um trabalho com uma amiga querida, ouvi uma dessas músicas que têm total domínio sobre mim, e aí, no meio da frase com ela eu me vi paralisada, com as mãos em alerta pedindo que ela “esperasse” porque eu estava praticamente em transe. E estava mesmo. É INCONTROLÁVEL. Fico quietinha, cantando junto e sentindo um calorzinho bom, aconchegante, enquanto minha mente voooooooooooa e me faz sorrir sozinha, olhar pro nada e ficar com cara de boba. (Quem vê a cena deve pensar atrocidades de mim! Rs)

         Sou sinestésica. Muito sinestésica. Tipo “a mais” sinestésica que eu conheço! E não falo da Cinestésica (com C) que gosta do toque, que precisa encostar com quem conversa. Sou Sinestésica (com S), gente!!! Um monte de coisa junta realizando e SENTINDO tantas outras. (Acho que é por isso que uso o sinal de exclamação tanto quanto posso!!!!!!!!! É muita expressão numa pessoa só!) :-)))))

         Sou assim. E hoje, ao ouvir mais uma dessas trilhas que me enfeitiçam senti uma ALEGRIA ENORME, uma gratidão gigante pela minha vida, por esse final de semana que termina agora e que foi PERFEEEEEEEITO, pelas pessoas que tenho, pelas que já tive, pelo meu jeito, por eu ser exatamente como sou. Minha alegria quase pôde ser tocada. E ainda estou nessa. Quase em transe. Quentinha, cantando junto, rindo, olhando pela janela, escrevendo e FELIZ. Muito FELIZ!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário